Últimas notícias

​IFC Brasil abre com 1.800 participantes e foco em inovação e debates estratégicos

02/09/2025 15:30:03 Compartilhar:
​IFC Brasil abre com 1.800 participantes e foco em inovação e debates estratégicos

A sétima edição do International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil 2025) iniciou nesta terça-feira, 02 de setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, reunindo mais de 1.800 participantes logo no primeiro dia de programação. Considerado um dos maiores fóruns de debates e negócios da aquicultura e pesca da América do Sul, o encontro segue até quinta-feira, 04 de setembro, no Centro de Eventos do Hotel Recanto das Cataratas, com expectativa de atrair cerca de 4 mil pessoas ao longo dos três dias, consolidando-se como ponto de encontro essencial para produtores, lideranças, empresas e profissionais de toda a cadeia do pescado.

“O IFC Brasil é um espaço estratégico para debater desafios, abrir mercados e fortalecer a cadeia do pescado. O Brasil tem potencial de se tornar uma referência mundial em produção e consumo sustentável, e é aqui que começamos a alinhar as estratégias para esse crescimento”, destacou o presidente do evento, Altemir Gregolin. Para a CEO do congresso, Eliana Panty, a sétima edição traz inovações que vão além do setor produtivo: “Estamos ampliando horizontes ao integrar agricultura familiar, gastronomia e até moda sustentável, mostrando como o pescado pode gerar inovação em diversas áreas da economia. É uma forma de evidenciar que o peixe é muito mais do que alimento: é cultura, é desenvolvimento e também pode ser design e estilo”.

A programação científica e empresarial soma mais de 30 horas de conteúdo técnico e conjuntural, com 50 palestrantes nacionais e internacionais de renome, abordando desde custos de produção e estratégias de competitividade até perspectivas de mercado em meio aos novos desafios globais. Temas como exportações, abertura de mercados, consumo interno, sustentabilidade e inovação tecnológica estão entre os eixos centrais. Já na feira de negócios, a VII Fish Expo, as empresas expositoras apresentam novidades em genética, nutrição, equipamentos, tecnologias de processamento, softwares de gestão e soluções sustentáveis para aquicultura e pesca, movimentando oportunidades concretas de negócios e parcerias estratégicas.

A programação científica do IFC Brasi iniciou na manhã deste dia 02 de setembro com o Painel de Líderes Cooperativistas, coordenado por José Roberto Ricken (presidente da Ocepar), com representantes de cooperativas como Copacol, C.Vale, Coopavel, Lar, Primato, Copagril e Cocari, debatendo o tema: “Modelo cooperativo e perspectivas para a aquicultura brasileira”.

Logo na sequência, Marcos Jank apresentou a palestra “A Nova Ordem Mundial e os Mercados para o Agro e o Pescado Brasileiro”, trazendo uma análise das tendências globais, desafios e estratégias para o setor de pescados.

Na tarde desta terça-feira, acontece o painel de Líderes Empresariais, com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, da ApexBrasil, da Abipesca, da Peixe BR e de empresas do setor, debatendo sobre exportações, importações e o mercado interno de pescados.

Entre as atrações da sétima edição do IFC Brasil está o Corredor do Sabor – Agricultura Familiar, uma iniciativa em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que reúne cerca de 20 famílias produtoras do Paraná. No espaço, os visitantes encontram desde frutas e panificados até queijos, geleias, embutidos e produtos orgânicos industrializados, todos oriundos da agricultura familiar. Essa participação reforça a relevância do Paraná no cenário nacional: das 374 mil propriedades rurais do estado, 320 mil são familiares, representando 90% da força de trabalho no campo.

Na área gastronômica, o IFC Brasil 2025 inova com a estreia da Cozinha Show, uma parceria com a Abrasel e apoio da Setu. O espaço reúne chefs regionais que, ao longo dos três dias, apresentam receitas criativas à base de pescado, com degustações e aulas práticas para o público. A ação se soma a outros destaques da programação cultural e gastronômica, como o 1º Festival da Tilápia, e o 6º Festival do Tambaqui e workshops sobre aproveitamento integral do pescado, todos alinhados à proposta do evento de incentivar o aumento do consumo de peixe no mercado interno.

Outro diferencial da edição 2025 está no diálogo entre pesca, sustentabilidade e moda. O IFC Brasil abre espaço para debater o uso do couro de peixe na indústria da moda sustentável, com o talk “Das águas às passarelas: A moda sustentável com couro de peixe de norte a sul”. O segmento, antes restrito a pequenas produções artesanais, hoje é uma tendência global que movimentou US$ 40 milhões em 2024 e deve ultrapassar US$ 220 milhões até 2033, com uma taxa média de crescimento anual de 19%.

O couro de peixe, produzido a partir de peles de tilápia, pirarucu e salmão que seriam descartadas, é considerado até três vezes mais resistente que o couro bovino e utiliza menos água, energia e químicos no processo de curtimento. “É uma alternativa inovadora e sofisticada, que alia sustentabilidade, inovação e geração de valor para a cadeia pesqueira”, reforçou a CEO Eliana Panty. A estilista Alcimara Braga, convidada do talk, complementa que o material tem atraído cada vez mais designers por sua textura elegante e flexível, além do apelo ambiental.

Amanda Hoch, CEO da Tilápia Leather, conhecida como a “Rainha do Couro de Peixe” explica que o setor está totalmente alinhado aos princípios da economia circular: “O couro de peixe representa uma solução concreta para reduzir o desperdício e transformar resíduos em produtos de alto valor agregado. Hoje já vemos marcas nacionais e internacionais lançando coleções, campanhas e desfiles com forte apelo ecológico. Isso significa geração de emprego, renda e uma nova imagem para a indústria pesqueira”.

Com congressos temáticos, apresentações de trabalhos científicos organizadas pela Unioeste e Unila, o 6º Encontro Mulheres das Águas, além de festivais gastronômicos e culturais, o IFC Brasil 2025 reforça sua identidade de evento estratégico. Mais do que debater produção e mercado, o congresso mostra que o pescado pode ser protagonista em várias frentes - da mesa à passarela -, consolidando o Brasil como potência em inovação, sustentabilidade e economia azul.

Apoio e patrocínios:

A 7ª edição do IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil é correalizada pela Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a sua Fundação, a Funpar. O IFC Brasil 2025 tem o patrocínio do Sistema CNA Senar, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), da Itaipu Binacional, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.

Apoiam o IFC Brasil a ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura), Unila (Universidade Federal da Integração) e Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).

Sobre a ApexBrasil:

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país."

Coorganização

Patrocínio

Apoio

Expositores

Aceaquatec
Acripar
Adisseo
Agrotatil constel
Altamar
Anpario
AST Filter Square
Beraqua
Bonkoski
BRV Enxovais
C Vale
Cresol
De Heus
Dosetec
Eknos
Embrapa
Feed & Food
FFF
GPX
Hipra
Imeve
Induscava
MAP
Marel
Meu Pescado
MQPack
MSD
Multipesca
O Presente Rural
Panorama da Aquicultura
Peixe BR
Peixe PR
Pisces
Pladot
Roto Aqua
Seafood Brasil
SMC
Starker Fish
Suiaves
Supra
Textil Sauter
Tilápia Leather
Trevisan
UFFS
Vaxxinova
Wenger
Zoetis
IFC

IFC - International Fish Congress Online

Fish Expo Brasil - De 02, 03 e 04 de Setembro de 2025, Foz do Iguaçu/PR

CNPJ: 10.500.653/0001-93

Política de cancelamento
Acesse nosso Instagram Acesse nosso Facebook

IFC International Fish Congress - Todos os Direitos Reservados - 2025
Desenvolvido por: BRSIS